Autor

Alexandre Bruno

Alexandre Bruno Moreno de Carvalho é autor do livro É Sustentabilidade Sustentável? (EPSE 2012) e de mais de 63 trabalhos na área de gestão, sustentabilidade e comportamento empresarial, entre eles três publicações técnicas no exterior.

É Engenheiro Químico (UFBA), com especialização e pós-graduação em controle avançado de processos (COPPE – UFRJ e McMaster University – MIPPT), extensão em modelagem matemática, simulação de processos e estatística (UFBA), tendo ocupado a posição de cientista visitante no McMaster Institute for Polymer Production Technology da McMaster University, em Hamilton, Ontário, Canadá, com vivência internacional também na Alemanha, Rússia, Holanda, Inglaterra, Itália, Suíça, Argentina, Chile, Equador e Cuba. Acumula mais de 17 anos de experiência como engenheiro e gestor de processos e tecnologia em empresas químicas e petroquímicas, bem como professor universitário e de entidades profissionais: Instituto de Matemática da UFBA (Estatística), Petroquisa (Polimerização) e ABCQ (Engenharia da Qualidade, da Confiabilidade e Auditoria).

É o precursor do conceito de Sistemas Integrados da Gestão no Brasil, possuindo mais de 20 anos de vivência na integração de diferentes perspectivas de sistemas de gerenciamento em grandes corporações, como consultor, auditor e empresário, com foco em sustentabilidade empresarial, e com base em normas e critérios tais como: NBR ISO 9001, QS 9000 e ISO TS 16949, NBR ISO 22000, série ISO 27000, NBR ISO IEC 17025, HACCP, NBR ISO 14001, NBR ISO 14064, OHSAS 18001, NOSA, SA 8000, AA 1000, NBR 16001, FSC, CERFLOR, 5S, CCQ e critérios de excelência da FNQ – PNQ, gestão por processos, SIX SIGMA, além de técnicas estatísticas e heurísticas.

Livros do autor

O Louco Ornitorrinco e Eu

Todos nós, em algum momento, temos a pretensão de achar que as pessoas são loucas. Diferem do nosso modo de pensar, agir, decidir… discordam de nós… sonham diferente de nossos sonhos. Como podem? Como têm coragem? Afinal, existem duas opiniões, a nossa e a errada, não é mesmo? Qual a régua para medir loucura x sanidade? Ao falar sobre isso, Alexandre Bruno traz à tona um universo paralelo entre o mundo empresarial, salpicado com um romance nada convencional, que aguça a curiosidade do leitor até as últimas páginas. ‘O Louco Ornitorrinco e Eu’ retrata a “loucura alheia” de forma enigmática, mas consegue fazer isso usando uma linguagem poética, onde sentimentos como soberba, maldade, perversidade e outras tipologias vêm a tona, evidenciando que os loucos estão em todos os lugares e no íntimo de cada um.