Autor

Adelaide Viveiros

Adelaide possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestrado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1975). Estágio de pós-doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, química no contexto, compostos de coordenação, ensino no contexto da indústria química. Após o pós-doutorado vem se dedicando mais à produção de material didático para o ensino de Química e em 2011 publicou uma coleção completa de Química no Contexto para o ensino médio. No período de 2005 a 2007 foi coordenadora do Programa das Licenciaturas Especiais.

Livros do autor

Química no Contexto – Água (Livro 1)

O estudo de Química, no ensino de nível médio, vem sendo feito de modo estéril e predominantemente memorístico. Mudar esse estilo, apresentando uma Química útil para o aluno, é o principal objetivo dos livros “Química no Contexto”.

A coleção consta de três volumes:

-Água (volume 1);

-Ar Atmosférico e Solo (volume 2);

-Combustíveis e Alimentos (volume 3).

“Química no Contexto” destina-se ao ensino médio, mas é também adequado para estudos em disciplinas de prática de ensino dos cursos de graduação em Química; para o estudo de Química por alunos de cursos de formação de professores para o ensino de Ciências no nível fundamental; e para ser usado em cursos de formação continuada de professores de Química.

Química no Contexto – Livro do Professor

O estudo de Química, no ensino de nível médio, vem sendo feito de modo estéril e predominantemente memorístico. Mudar esse estilo, apresentando uma Química útil para o aluno, é o principal objetivo dos livros “Química no Contexto”.

A coleção consta de três volumes:

-Água (volume 1);

-Ar Atmosférico e Solo (volume 2);

-Combustíveis e Alimentos (volume 3).

“Química no Contexto” destina-se ao ensino médio, mas é também adequado para estudos em disciplinas de prática de ensino dos cursos de graduação em Química; para o estudo de Química por alunos de cursos de formação de professores para o ensino de Ciências no nível fundamental; e para ser usado em cursos de formação continuada de professores de Química.

Química no Contexto – Ar Atmosférico e Solo (Livro 2)

O estudo de Química, no ensino de nível médio, vem sendo feito de modo estéril e predominantemente memorístico. Mudar esse estilo, apresentando uma Química útil para o aluno, é o principal objetivo dos livros “Química no Contexto”.

A coleção consta de três volumes:

-Água (volume 1);

-Ar Atmosférico e Solo (volume 2);

-Combustíveis e Alimentos (volume 3).

“Química no Contexto” destina-se ao ensino médio, mas é também adequado para estudos em disciplinas de prática de ensino dos cursos de graduação em Química; para o estudo de Química por alunos de cursos de formação de professores para o ensino de Ciências no nível fundamental; e para ser usado em cursos de formação continuada de professores de Química.

Química no Contexto – Combustíveis e Alimentos (Livro 3)

O estudo de Química, no ensino de nível médio, vem sendo feito de modo estéril e predominantemente memorístico. Mudar esse estilo, apresentando uma Química útil para o aluno, é o principal objetivo dos livros “Química no Contexto”.

A coleção consta de três volumes:

-Água (volume 1);

-Ar Atmosférico e Solo (volume 2);

-Combustíveis e Alimentos (volume 3).

“Química no Contexto” destina-se ao ensino médio, mas é também adequado para estudos em disciplinas de prática de ensino dos cursos de graduação em Química; para o estudo de Química por alunos de cursos de formação de professores para o ensino de Ciências no nível fundamental; e para ser usado em cursos de formação continuada de professores de Química.