O que é o Reclame Aqui?
O Reclame AQUI é o canal oficial do consumidor brasileiro. Ele atua como um canal independente de comunicação entre consumidores e empresas. Segundo a empresa, o Reclame AQUI é também um site de pesquisa, em que os consumidores buscam informações sobre a reputação de uma empresa antes de fazerem uma compra ou fecharem um negócio. O site também disponibiliza um tópico sobre como escrever uma boa reclamação.
Por que a Schoba está no Reclame Aqui? Entenda os motivos.
Quase todas as pequenas, médias e grandes empresas utilizam o Reclame AQUI para resolverem reclamações, já que é um canal confiável para os consumidores. Isso inclui bancos, empresas de telefonia, agências de viagens, redes sociais e também a Schoba.
A partir de 2017, vimos uma série de reclamações aparecerem no Reclame AQUI, sejam dos nossos autores, leitores ou outros públicos de interesse da Editora Schoba. Então, tomamos a liberdade de esclarecer esse tópico para aqueles que têm nos questionado sobre a veracidade das informações.
Uma editora com 10 anos de história
A Editora Schoba surgiu em 2009 e desde então atendemos autores dentro e fora do Brasil. A grande maioria deles ficou satisfeita com o serviço prestado e publicou mais de um livro conosco. Nosso atendimento, ágil e cordial, sempre foi nosso DNA, o que permitiu um crescimento acelerado e mais de 700 livros publicados nesses mais de 10 anos de estrada.
Em 2013, com o livro U-507: O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial, fomos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Livro-Reportagem e divulgamos vários livros e autores na mídia nacional (o extinto — e tão sonhado pelos autores — “Programa do Jô” já pautou ao menos 5 dos nossos clientes) e em veículos especializados. Nosso contato com o público leitor também se deu de uma forma muito generosa e carinhosa pelas participações que tivemos em diversas feiras de livros, incluindo as Bienais Internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Dada nossa excelência nos serviços prestados, atendemos também clientes empresarias em suas demandas internas e mercadológicas, tais como Correias Mercúrio, Elektro S/A, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (em parceria com a Takata Petri/Joyson Systems), Prefeitura Municipal de Salto/SP, além do nosso mais recente trabalho, publicado em 2020: o livro Mary Kay on People Management, de um dos maiores players do mercado internacional de beleza, a Mary Kay Inc.
A crise do mercado editorial a partir de 2016
Desde 2016, o mercado editorial tem passado por uma grande crise econômica. Governos pararam de comprar de editoras que dependiam 80% desse cliente. Editoras pararam de pagar as gráficas (se o principal cliente não paga, como a gráfica recebe?). Livrarias e distribuidoras deixaram de pagar as editoras em dia. Por fim, editoras que também trabalham com autopublicação (como a Schoba), começaram a ter autores inadimplentes. Além de citar o atraso e frequentes greves dos Correios, principal parceiro logístico da Schoba na entrega dos livros.
Resultado: Queda de faturamento e problemas financeiros para toda a cadeia do livro, além de incerteza, reclamações e até mesmo casos de recuperação judicial para as maiores livrarias do país, como Saraiva e Cultura.
Atrasos em compras de livros pelo governo ampliam crise no setor (Folha de São Paulo, 2015)
Livraria Cultura atrasa pagamentos às editoras (O Globo, 2016)
Livro Digital: Bookwire compra DLD e Xeriph joga a toalha (Publishnews, 2017)
Correios esperam normalização das entregas em cinco dias, após fim da greve (O Globo, 2017)
Numa crise em efeito cascata no mercado de livros, editoras encolhem (Época Negócios, 2018)
Livraria Saraiva renegocia prazo de pagamento com fornecedores (Folha de São Paulo, 2018)
Ex-funcionários da Fnac protestam na Livraria Cultura por multas rescisórias (InfoMoney, 2018)
Grandes redes de livrarias atrasam pagamentos a editoras (Folha de São Paulo, 2018)
Problemas da Editora Schoba no Reclame AQUI
Grande parte das reclamações que recebemos entre o segundo semestre de 2017 e o ano de 2019 foram referentes à pré-vendas de alguns títulos que tiveram uma grande quantidade de pedidos. Por conta dos problemas já citados acima que também afetaram a Schoba, ocorreram atrasos nas entregas e, consequentemente, reclamações dos compradores. Desde então, nos empenhamos para entender e resolver cada caso.
Há também reclamações pontuais de alguns poucos autores, que não representam a maioridade das mais de 700 obras lançadas pela Schoba e que não tiveram qualquer tipo de problema na publicação.
Por fim, há de levar em conta que a satisfação relacionada à resolução de um problema é sempre relativa. Há casos resolvidos no Reclame AQUI em que o comprador voltaria a fazer negócios com a Schoba, e há casos que não. Há usuários que criaram um perfil no site para fazerem suas reclamações, mas jamais voltaram para sinalizar o problema como resolvido, impactando nossa imagem e nosso score no Reclame AQUI de maneira negativa.
Reclamações ofensivas são prejudicais para a imagem de outros autores, leitores e profissionais da Schoba. Converse conosco através de nossos contatos antes de ir até o Reclame Aqui e fazer sua solicitação de modo público. Estaremos abertos para resolver toda a qualquer questão.
Desta forma, há de se ter em mente que toda divergência sempre tem dois lados, e analisar a situação de forma imparcial é sempre a melhor opção. Acreditamos que o diálogo, a paciência e a compreensão mútua são sempre os melhores caminhos para evitar desgastes e situações no âmbito jurídico.
Como está a Editora Schoba hoje?
Nos últimos anos, trabalhamos para normalizar a entrega dos nossos serviços de publicação, o envio de livros comprados diretamente conosco e as reclamações no site Reclame AQUI. Outras ações que também realizamos:
- Contato um a um com cada usuário que deixou alguma reclamação no site Reclame AQUI;
- Novo site para dar mais destaque e visibilidade aos autores;
- Contato mais rápido com os antigos e novos autores;
- Painel do autor, que permite os autores visualizarem vendas em tempo real;
- Parceria com novos marketplaces para venda de livros impressos sob demanda, como Amazon, Mercado Livre, Submarino, Americanas, Estante Virtual, etc;
- Despacho de pedidos em 1 dia útil para livros em estoque na editora;
- Parceria com novas gráficas.
Por fim, sabemos que quem publica quer ser lido, quer ser vendido, quer ganhar dinheiro com a sua obra, quer alguma notoriedade na carreira. É isso que também queremos. Damos a devida atenção aos livros que chegam aqui na editora para avaliação, investimos nosso tempo no atendimento aos clientes, temos preocupação e zelo pelos projetos gráficos e ajudamos esses novos autores.
A Schoba está longe da perfeição. Temos muito a evoluir ainda para melhorar nosso serviço prestado. Reconhecemos isso, o que já é um passo importante. Por isso, agradecemos a compreensão, paciência e entendimento de todos que esperaram o problema ser resolvido e nos avaliaram positivamente.
Obrigado por ler esse texto. Se quiser falar conosco, escreva para atendimento@editoraschoba.com.br.
Um abraço,
EDITORA SCHOBA