Reclame Aqui

O que é o Reclame Aqui?

O Reclame AQUI é o canal oficial do consumidor brasileiro. Ele atua como um canal independente de comunicação entre consumidores e empresas. Segundo a empresa, o Reclame AQUI é também um site de pesquisa, em que os consumidores buscam informações sobre a reputação de uma empresa antes de fazerem uma compra ou fecharem um negócio. O site também disponibiliza um tópico sobre como escrever uma boa reclamação.

Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/como-funciona/

Por que a Schoba está no Reclame Aqui? Entenda os motivos.

Quase todas as pequenas, médias e grandes empresas utilizam o Reclame AQUI para resolverem reclamações, já que é um canal confiável para os consumidores. Isso inclui bancos, empresas de telefonia, agências de viagens, redes sociais e também a Schoba.

A partir de 2017, vimos uma série de reclamações aparecerem no Reclame AQUI, sejam dos nossos autores, leitores ou outros públicos de interesse da Editora Schoba. Então, tomamos a liberdade de esclarecer esse tópico para aqueles que têm nos questionado sobre a veracidade das informações.

Uma editora com 10 anos de história

A Editora Schoba surgiu em 2009 e desde então atendemos autores dentro e fora do Brasil. A grande maioria deles ficou satisfeita com o serviço prestado e publicou mais de um livro conosco. Nosso atendimento, ágil e cordial, sempre foi nosso DNA, o que permitiu um crescimento acelerado e mais de 700 livros publicados nesses mais de 10 anos de estrada.

Em 2013, com o livro U-507: O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial, fomos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Livro-Reportagem e divulgamos vários livros e autores na mídia nacional (o extinto — e tão sonhado pelos autores — “Programa do Jô” já pautou ao menos 5 dos nossos clientes) e em veículos especializados. Nosso contato com o público leitor também se deu de uma forma muito generosa e carinhosa pelas participações que tivemos em diversas feiras de livros, incluindo as Bienais Internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Dada nossa excelência nos serviços prestados, atendemos também clientes empresarias em suas demandas internas e mercadológicas, tais como Correias Mercúrio, Elektro S/A, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (em parceria com a Takata Petri/Joyson Systems), Prefeitura Municipal de Salto/SP, além do nosso mais recente trabalho, publicado em 2020: o livro Mary Kay on People Management, de um dos maiores players do mercado internacional de beleza, a Mary Kay Inc.

A crise do mercado editorial a partir de 2016

Desde 2016, o mercado editorial tem passado por uma grande crise econômica. Governos pararam de comprar de editoras que dependiam 80% desse cliente. Editoras pararam de pagar as gráficas (se o principal cliente não paga, como a gráfica recebe?). Livrarias e distribuidoras deixaram de pagar as editoras em dia. Por fim, editoras que também trabalham com autopublicação (como a Schoba), começaram a ter autores inadimplentes. Além de citar o atraso e frequentes greves dos Correios, principal parceiro logístico da Schoba na entrega dos livros.

Resultado: Queda de faturamento e problemas financeiros para toda a cadeia do livro, além de incerteza, reclamações e até mesmo casos de recuperação judicial para as maiores livrarias do país, como Saraiva e Cultura.

Problemas da Editora Schoba no Reclame AQUI

Grande parte das reclamações que recebemos entre o segundo semestre de 2017 e o ano de 2019 foram referentes à pré-vendas de alguns títulos que tiveram uma grande quantidade de pedidos. Por conta dos problemas já citados acima que também afetaram a Schoba, ocorreram atrasos nas entregas e, consequentemente, reclamações dos compradores. Desde então, nos empenhamos para entender e resolver cada caso.

Há também reclamações pontuais de alguns poucos autores, que não representam a maioridade das mais de 700 obras lançadas pela Schoba e que não tiveram qualquer tipo de problema na publicação.

Por fim, há de levar em conta que a satisfação relacionada à resolução de um problema é sempre relativa. Há casos resolvidos no Reclame AQUI em que o comprador voltaria a fazer negócios com a Schoba, e há casos que não. Há usuários que criaram um perfil no site para fazerem suas reclamações, mas jamais voltaram para sinalizar o problema como resolvido, impactando nossa imagem e nosso score no Reclame AQUI de maneira negativa.

Reclamações ofensivas são prejudicais para a imagem de outros autores, leitores e profissionais da Schoba. Converse conosco através de nossos contatos antes de ir até o Reclame Aqui e fazer sua solicitação de modo público. Estaremos abertos para resolver toda a qualquer questão.

Desta forma, há de se ter em mente que toda divergência sempre tem dois lados, e analisar a situação de forma imparcial é sempre a melhor opção. Acreditamos que o diálogo, a paciência e a compreensão mútua são sempre os melhores caminhos para evitar desgastes e situações no âmbito jurídico.

Como está a Editora Schoba hoje?

Nos últimos anos, trabalhamos para normalizar a entrega dos nossos serviços de publicação, o envio de livros comprados diretamente conosco e as reclamações no site Reclame AQUI. Outras ações que também realizamos:

  • Contato um a um com cada usuário que deixou alguma reclamação no site Reclame AQUI;
  • Novo site para dar mais destaque e visibilidade aos autores;
  • Contato mais rápido com os antigos e novos autores;
  • Painel do autor, que permite os autores visualizarem vendas em tempo real;
  • Parceria com novos marketplaces para venda de livros impressos sob demanda, como Amazon, Mercado Livre, Submarino, Americanas, Estante Virtual, etc;
  • Despacho de pedidos em 1 dia útil para livros em estoque na editora;
  • Parceria com novas gráficas.

Por fim, sabemos que quem publica quer ser lido, quer ser vendido, quer ganhar dinheiro com a sua obra, quer alguma notoriedade na carreira. É isso que também queremos. Damos a devida atenção aos livros que chegam aqui na editora para avaliação, investimos nosso tempo no atendimento aos clientes, temos preocupação e zelo pelos projetos gráficos e ajudamos esses novos autores.

A Schoba está longe da perfeição. Temos muito a evoluir ainda para melhorar nosso serviço prestado. Reconhecemos isso, o que já é um passo importante. Por isso, agradecemos a compreensão, paciência e entendimento de todos que esperaram o problema ser resolvido e nos avaliaram positivamente.

Obrigado por ler esse texto. Se quiser falar conosco, escreva para atendimento@editoraschoba.com.br.

Um abraço,

EDITORA SCHOBA