Autor

Alfredo Bottone

Alfredo Bottone é advogado e matemático, com grande experiência nacional e internacional (tanto acadêmica quanto profissional). Trabalhou por exatos 50 anos em diferentes momentos da história do Brasil e do mundo, com desafios que vão desde a abertura democrática (enfrentando movimentos grevistas que ressurgiram no país) até crises econômicas, incluindo a falência de uma das maiores companhias do mundo (como diretor da empresa no Brasil e depois da América do Sul), bem como a participação do Acordo Internacional de Responsabilidade Social envolvendo países das Américas, Europa e Ásia.

Teve oportunidade de trabalhar como Head de RH em empresas de economia mista, multinacional brasileira, americana, francesa e de capital privado brasileiro. Participou também de grandes projetos de reestruturação de empresas.

É autor de livros na área de RH e Gestão, bem como de diversos artigos trabalhistas, Gestão e Recursos Humanos.

Livros do autor

Insights de um RH Estratégico

O que faz um RH ocupar um espaço estratégico na empresa de alta performance e, consequentemente, tratar pessoas reconhecendo que são elas os mais valiosos ativos de uma empresa? O que faz o RH adicionar valor a toda à cadeia, desde formar talentos e profissionalizar mais e mais a produção da empresa em todas as suas direções ao mesmo tempo em que atende aos anseios da direção e acionistas,agregando valor e impactando positivamente os resultados da empresa? Neste livro, você vai perceber que existem “Humanos” liderando os Recursos Humanos das empresas de alta performance e é isso que faz a diferença em sua produtividade, clima e perspectiva. O autor, experiente agente de transformação em diversas empresas, compartilha através deste livro a fórmula de sucesso que fez de sua carreira um exemplo para aqueles que percebem que a realização no trabalho vem da constante dedicação, inovação e busca da superação.

Terceirização – A Lei n° 13.429/2017

A autorização, por lei, para a terceirização de quaisquer atividades é muito positiva num regime de livre concorrência no mercado interno e externo. Embora tardiamente, essa lei é muito bem-vinda. Por outro lado, isso não pode significar uma terceirização em massa pelas empresas. Este livro aborda, além dos principais pontos da lei, que merecem atenção por parte empresários e seus prepostos, vários outros aspectos para se decidir terceirizar ou não e como fazer uma gestão assertiva dos parceiros.

O autor, além de advogado especializado na área trabalhista, tem experiência acumulada de mais 30 anos na gestão de terceiros, em função dos cargos que ocupou em empresas de grande porte e que possuíam um expressivo números de contratados.

Este livro traz, para a realidade atual e em forma de orientações, uma série de lições aprendidas pelo autor na experiência com o tema.