O principal trabalho de uma editora é transformar o original escrito pelo autor (que teoricamente resume-se a um arquivo de texto do Word) em um livro de verdade, em um produto comercial que possa ser vendido e lido.
Pode parecer simples, mas o trabalho realizado por uma editora de livros envolve diversas etapas e pessoas, incluindo preparação do texto, revisão, capa, diagramação, impressão, conversão para e-book e divulgação, gerenciamento de vendas, por exemplo.
Detalhamos abaixo cada uma dessas etapas, em processos que acontecem antes, durante e após a edição de um livro com a Editora Schoba.
Antes da edição do livro
1. Contato com o autor
Nesta primeira etapa, a editora fica responsável por esclarecer todas as dúvidas do autor com relação a publicação do livro, bem como questões referentes à contrato, documentações, design de capa e diagramação, direitos autorais, vendas e divulgação. Esse contato geralmente é feito por e-mail, WhatsApp ou reunião virtual entre autor e editora. Durante esse processo, o autor apresenta sua obra para a editora, que tirará dúvidas sobre o livro, dará alguns insights valiosos e guiará o projeto editorial.
2. Análise do original
A editora então faz uma análise do original do livro enviado para conhecer o trabalho do autor. De uma maneira geral, alguns pontos que serão avaliados nesse primeiro momento:
- Conteúdo do livro
- Domínio da língua
- Estilo de escrita do autor
- Potencial comercial do livro e público leitor do autor
3. Proposta de publicação
Havendo interesse e com base nos itens acima, a editora encaminha uma proposta de publicação do livro para que o autor avalie. O mercado editorial hoje trabalha com alguns modelos de publicação. Veja abaixo quais são eles:
Publicação tradicional. Editora aposta no projeto e custeia toda produção do livro. Em contrapartida, o autor recebe direitos autorais para cada livro vendido (geralmente 10% do preço de venda).
Autopublicação (ou publicação independente). Autor fica responsável por arcar com os custos da publicação. A editora cuida do projeto do livro e ajuda o autor nas vendas e divulgação. Nesse modelo, o autor tem mais liberdade para trabalhar seu livro.
Pré-venda. A editora publica o livro e o autor fica responsável por vender uma quantidade mínima de exemplares antes do livro ser impresso. É como se o livro fosse “encomendado” pelos leitores.
4. Assinatura de contrato
O autor, concordando com os termos da proposta enviada pela editora, assina então o contrato de publicação do livro. O prazo dos contratos variam de 1 a 5 anos, dependendo da editora, da obra e do modelo de publicação trabalhado.
Durante a edição do livro
Após a assinatura do contrato, é hora de transformar o original do autor em um livro profissional. É importante reforçar que algumas das etapas abaixo não acontecem de forma sequencial, mas sim simultaneamente a outras etapas. Por exemplo, enquanto uma parte da equipe trabalha no design de capa, outra parte da equipe se encarrega da revisão e da diagramação (o miolo do livro). Cada projeto é único e especial, por isso a Editora Schoba trabalha sempre em constante contato com o autor para entender suas necessidades e anseios na publicação do livro.
5. Documentações: ISBN e ficha catalográfica
Esta é uma das etapas mais importantes do processo. Aqui, a editora solicita junto à CBL (Câmara Brasileira do Livro) o registro do ISBN (International Standard Book Number), que é a principal documentação do livro. O ISBN é como um RG do livro e vincula informações fundamentais como: ano da edição, país, formato do livro, autor, editora, número de páginas, entre outras.
A ficha catalográfica é preparada por um bibliotecário profissional que tenha registro no CRB (Conselho Regional de Biblioteconomia). Ela contém informações sobre o assunto do livro e como ele deve ser cadastrado e organizado em uma biblioteca ou livraria. Assim, se seu livro for um romance, ele não estará na sessão de livros de direito, por exemplo.
6. Revisão ortográfica e gramatical
O livro passa por uma revisão por profissionais capacitados para ficar livre de erros ortográficos, gramaticais e de digitação. Nesta etapa, a editora também pode dar dicas de melhora no texto e trazer incoerências que às vezes passam despercebidas pelo autor no momento da digitação. Dependendo dos problemas que o texto apresenta, a editora sugere ao autor que o livro passe por duas revisões a fim de evitar qualquer problema com os leitores.
7. Design de capa
Na primeira etapa deste processo, a editora cria o design da capa do livro, baseado nas sugestões do autor e em critérios comerciais, que podem ajudar o livro a vender mais, como escolha de imagens, cores e tipografia (fontes utilizadas). Ter uma capa chamativa e profissional é essencial para um autor iniciante, para um influenciador digital ou mesmo para um autor que é referência em algum assunto no seu segmento.
Na segunda etapa, a editora prepara a capa completa do livro, com contracapa (que inclui a sinopse ou algum outro texto), lombada, orelhas (aqui entram a biografia com a foto do autor, por exemplo) e código de barras com ISBN.
8. Diagramação do miolo
O processo de diagramação compreende em formatar o conteúdo do livro de forma harmônica e agradável aos olhos do leitor, pensando em elementos como tipo e tamanho de fonte, espaçamento entre linhas, disposição dos capítulos, sumário, formatação de tabelas e imagens. A diagramação do livro não é feita no Word, como muitos pensam. A maioria das editoras utiliza o Adobe InDesign como software principal para edição do conteúdo (mas quando há tabelas e imagens, outros softwares como Photoshop e Illustrator também podem ser usados em conjunto).
9. Aprovações do autor
Todas as etapas referentes a produção do livro, como revisão, capa e diagramação, passam pelas devidas aprovações do autor. Nada é finalizado sem o consentimento e um OK final. Vale lembrar que publicar um livro é fazer um projeto a quatro mãos e tanto autor quanto editora merecem dar atenção especial a todos os detalhes e revisar as etapas com atenção antes da impressão do material.
10. Fechamento dos arquivos e pré-impressão
Neste processo, a editora prepara todos os arquivos do livro para impressão. Ela faz a última checagem de alguns pontos técnicos, insere o código de barras na capa, ajusta o tamanho da lombada do livro com base no número final de páginas, confere a paginação do miolo (parte interna) dentre outros itens. Em seguida, exporta os arquivos (com as devidas marcas de corte) para enviar à gráfica que irá imprimir o livro.
11. Impressão do livro
O livro segue finalmente para a fila de impressão da gráfica. Aqui, outros fatores são considerados que são importantes na composição do valor de custo do livro impresso. Veja abaixo alguns deles:
- Quantidade: 100, 200, 500, 1.000, 10.000 exemplares… Quanto + livros, + barato o valor unitário do exemplar.
- Formato do livro: 14 x 21 cm, 16 x 23 cm, 17 x 24 cm, 21 x 28 cm, 20x 20, por exemplo… São inúmeras as opções!
- Laminação da capa: Capa brilhante ou fosca (a fosca está mais em alta há um tempo, mas fica a critério do autor).
- Cor do miolo: Miolo colorido ou preto e branco.
- Papel do miolo: Papel Offset (Branco), Pólen (Aquele mais amarelinho), Couché (Especial para fotos, por exemplo) etc.
- Gramatura do miolo: 75, 80 90 ou 120 g/m²… há outras opções, é claro, mas essas são as mais comuns.
- Acabamentos especiais na capa: Verniz localizado (aquele brilhinho, sabe?), Hot Stamping, corte especial etc…
12. Conversão para e-book
O e-book é o formato digital do livro que pode ser lido no Amazon Kindle, tablets e celulares. Neste processo, o livro é rediagramado para se enquadrar nos recursos interativos dos dispositivos, como sumário interativo, imagens que adaptam-se às telas e fontes que podem ter o tamanho alterado. Nessa etapa, é necessário que o livro também tenha outro ISBN, uma vez que ele está em outro formato (digital). O e-book é sempre gerado após a finalização processo, pois a editora usa como base o arquivo do livro impresso.
Além da publicação em e-book, outro formato que tem ganhado bastante espaço no mercado é a publicação de livros em formato de áudio, os famosos audiobooks ou audiolivros. Para conhecer mais sobre esse formato, leia mais aqui.
Após a edição do livro
13. Vendas e divulgação
Com o livro finalizado e disponível nos formatos impresso e digital, a editora divulga o lançamento em seu site, redes sociais e plataformas de venda, como a Amazon e outras livrarias online.
Aqui, é de extrema importância que o autor ajude na divulgação da obra, já que grande parte dos seus leitores são contatos do próprio autor e não da editora. Dependendo da disponibilidade de verba do autor, é possível também a compra de espaços publicitários ou mesmo PDV’s dentro das livrarias. A editora ajuda o autor a pensar nesse tipo de estratégia, caso seja interessante.
Alguns autores optam por fazer um evento de lançamento para apresentar o livro ao mercado e aos familiares, amigos, colegas de trabalho e leitores em geral. Esse evento pode ser presencial em uma livraria ou ainda pode ocorrer de forma online (como muitos estão ocorrendo desde 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus). Em breve, haverá um post aqui no blog sobre ‘Como lançar meu livro’.
14. Acompamento das vendas
Cada editora tem uma forma diferente de prestar contas sobre as vendas realizadas. Pode ser por e-mail ou planilhas enviadas semanal ou mensalmente para os autores. Na Schoba, criamos um aplicativo online onde os autores acompanham em tempo real cada vez que um livro é vendido. Assim que o livro é finalizado no processo de edição e as vendas começam, liberamos o acesso ao Painel do Autor para nossos autores.
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