Livros

Entre-línguas e culturas

Fruto de uma dissertação de mestrado, este estudo tem como essência o sujeito entre-línguas em contexto de imigração, bem como questões como memória e identidade de descendentes italianos na cidade de Salto (SP). Localizada a cem quilômetros da capital paulista, o município recebeu um fluxo de imigração italiana entre o fim do século XIX e o início do século XX. Nesse contexto de imigração analisamos as escritas de si do sujeito descendente de imigrantes, os traços e os vestígios de sua formação linguística, por meio de entrevistas semidirigidas com oito sujeitos descendentes de imigrantes italianos da cidade de Salto. A hipótese nos orientou que o sujeito vivencia tensões entre as línguas nacional e de imigração, considerando questões de memória e historicidade. A análise nos mostra que o sujeito descendente encontra(va)-se entre-línguas-culturas, o que marca traços de sua identidade, que se revelam por aspectos de interdição do Estado (silenciamento), de religiosidade, assim como pelas várias posições que o sujeito ocupa no dizer, deslizando-se entre a língua italiana e a língua portuguesa. Tal apreciação nos leva a compreender que ser-estar-entre-línguas-culturas constituiu e transforma, inevitavelmente, a identidade e a formação linguística do sujeito descendente de italianos. Assim sendo, o imbricamento de ambas as línguas constitui o sujeito nas fronteiras porosas da língua(gem), acarretando uma identidade ítalo-brasileira.

Estamos Aqui – Histórias das Vítimas de Conflito no Leste Africano

No ano de 2013, Jéssica Paula embarcou rumo à desconhecida realidade das vítimas de conflito na região da Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda. Deficiente física, Jéssica realizou a viagem sozinha.

Com uma trama às vezes cômica, às vezes emocionante, a autora conta histórias de vida das pessoas que encontrou durante a viagem, e os desafios para chegar até alguns dos lugares mais remotos que a literatura real já conheceu. (Sinopse completa e outras informações abaixo)

 

Para mais informações sobre este livro¹, acesse o site da autora clicando aqui

 

¹ A editora não se responsabiliza por compras realizadas fora do nosso site e de outros canais oficiais de venda

Guia Emocional para Professores

Professores têm um grande vício: são apaixonados! E todo apaixonado é meio insano, faz alguma coisa que nem deveria, se dedica mais do que pode, às vezes se esquece de si mesmo, não é verdade?

Neste livro, você encontrará o caminho do equilíbrio entre a sua vida e a docência. Trabalhando diretamente com professores, identifiquei suas dores e dificuldades, reuni ferramentas e orientações para você lidar com as suas emoções, com a ansiedade, perfeccionismo e insegurança. (Sinopse completa e outras informações abaixo)

Insights de um RH Estratégico

O que faz um RH ocupar um espaço estratégico na empresa de alta performance e, consequentemente, tratar pessoas reconhecendo que são elas os mais valiosos ativos de uma empresa? O que faz o RH adicionar valor a toda à cadeia, desde formar talentos e profissionalizar mais e mais a produção da empresa em todas as suas direções ao mesmo tempo em que atende aos anseios da direção e acionistas,agregando valor e impactando positivamente os resultados da empresa? Neste livro, você vai perceber que existem “Humanos” liderando os Recursos Humanos das empresas de alta performance e é isso que faz a diferença em sua produtividade, clima e perspectiva. O autor, experiente agente de transformação em diversas empresas, compartilha através deste livro a fórmula de sucesso que fez de sua carreira um exemplo para aqueles que percebem que a realização no trabalho vem da constante dedicação, inovação e busca da superação.

Interfaces da Educação

Esta obra aborda diversas temáticas relacionadas à Educação, realizando conexões com a cultura brasileira, com aspectos relacionados à educação ambiental, à ciência do Direito e até mesmo com as tecnologias da informação e comunicação. Adotando uma linguagem clara e objetiva, os autores realizam análises sobre diversos contextos e tecem comentários sobre desafios contemporâneos que exigem do docente do Século XXI ações proativas, buscando maximizar os resultados que devem ser colhidos através do processo de ensino-aprendizagem.